As nossas primeiras bananas

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Normalmente as Bananas que comemos fazem milhares de quilómetros para chegarem até nós e por isso estas primeiras bananas que colhemos aqui no centro de Portugal são incríveis pois conhecemos a sua origem.

Portugal é conhecido por muita coisa, pela cortiça, pelo vinho, pelo azeite, etc… nós sabemos que tudo isso é possível crescer cá em Portugal, já crescer e colher bananas é outra história.

Ainda assim, existe uma parte do nosso pais que é conhecido pelas suas bananas, a ilha da Madeira.

Lá encontram-se as condições ideias para crescer o fruto desta planta “tropical”.

Artigo Relacionado : Biodiversidade em tudo.

Grande parte das condições que favorecem a produção de bananas estão ligadas ao tipo de clima, no entanto até mesmo em Portugal existem diferentes tipos de climas.

Por exemplo, o norte tende em ser mais fresco e chuvoso, enquanto que o sul tende em ser mais seco e mesmo assim, podemos encontrar inúmeros micro-climas que são bem diferentes do “clima geral”.

Quero com isto dizer que mesmo no teu terreno, muito provavelmente tens vários micro-climas, o que significa que, muito provavelmente terás um local ideal (ou quase) para crescer bananeiras.

Como encontrar o melhor local para plantar bananeiras?

Existem muitos pontos a ter em conta quando estamos em busca do local “encantado” para plantarmos as nossas bananeiras em Portugal. Alguns desses pontos passam por encontrar um local abrigado das geadas e ventos fortes, exposto ao sol, com um solo fértil e húmido, entre muitos outros factores que ditam o sucesso na produção de bananas. Posto isto, para aumentar as nossas chances de produzir bananas, podemos começar por identificar um local que esteja protegido das geadas, dos ventos fortes e com boa luz solar, pois quase todos os outros factores não estão dependentes do local onde as bananeiras se encontram. Vamos então ampliar um pouco mais e perceber melhor a importância que o local ideal têm na produção de bananas.

Para encontrares um local abrigado das geadas, começa por observar de que direção aparecem.

Regra geral as geadas em Portugal vem de entre norte a noroeste, quer isto dizer que o local ideal para plantares a tua bananeira estará abrigado destas direções, (no entanto nada como observares o teu terreno para teres a certeza).

É importante abrigares as tuas bananeiras das geadas, pois quando ocorre uma grande “queda” de geada, também conhecida por “geada negra”, quase todas, se é que não todas as folhas das tuas bananeiras secam, bem como alguns dos “troncos” podem secar e morrer.

No entanto mesmo que percas todos os “troncos” das tuas bananeiras, na maioria dos casos novos “troncos” voltam a rebentar das raizes.

O que quer dizer que nem tudo está perdido.

Agora que já identificaste vários locais abrigados das geadas, podemos começar a observar qual desses locais está também abrigado dos ventos fortes.

O problema dos ventos fortes é que “rasgam” as folhas das bananeiras, diminuindo a sua eficácia no processo de fotossíntese.

Quer isto dizer que, a bananeira não vai conseguir captar tanta luz solar e Dióxido de Carbono (CO2) e transformar tudo isto em “açúcares”, onde alguns são usados como forma de pagamento pelos nutrientes fornecidos pelos microorganismos que vivem junto ás suas raizes.

 

Ou seja, não conseguindo gerar tantos açúcares, a actividade microbial junto ás raízes diminui, logo a tua bananeira vai “receber” menos nutrientes, pois são os microorganismos que transformam os nutrientes presentes no solo num formato que as plantas os conseguem captar e por isso a tua planta vai entrar em stress.

Isto não impede a tua bananeira de produzir bananas, no entanto pode diminuir a sua produtividade e sabor.

Ainda assim, as bananas que colhi são super saborosas e o tronco tinha apenas uma folha que estava completamente destruída, no entanto, o cacho de bananas poderia ter sido o dobro.

Ao encontrares um local abrigado dos ventos fortes bem como das geadas, as tuas chances de produzir bananas vão aumentar em muito!

Ainda assim, um outro factor a ter em conta é a luz solar, pois como falamos anteriormente a bananeira precisa de receber a luz do sol para poder criar os seus açúcares.

Logo, para além de um local protegido das geadas e ventos fortes, procura também um local exposto ao sol, que por norma é um local virado a sul.

E está feito, agora que já identificaste o local “ideal” para teres as tuas bananeiras, podes plantar e cuidar.

Nota que outros aspectos a ter em conta é a fertilidade e húmidade do solo, logo podes e deves, cobrir todo o teu solo com um BOM composto e cobrires tudo com matéria orgânica.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.