Porque aparecem as ervas daninhas?

[vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]

Já te perguntas-te “Porque raio aparecem as ervas daninhas?”

Se sim, este video é para ti![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1543252027480{margin-top: 30px !important;margin-bottom: 30px !important;}” el_class=”row-no-max”][vc_column][rs_video_block video_url=”https://www.youtube.com/embed/304cePLYL5c”][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]As ervas daninhas são a primeira linha de regeneração da Natureza, que está sempre a “trabalhar” para a criação de uma nova floresta.

E para lá chegar existem várias fases de sucessão, pois por vezes, quer por intervenção Humana ou por catástrofes naturais, voltamos atrás no processo de criação de floresta.

A esse processo chamamos de Sucessão Ecológica da Natureza.

E tal como quando tens um ferida e o teu corpo começa o seu processo de regeneração, em que te começa a aparecer uma pequena crosta para proteger o interior do teu corpo, na Natureza acontece o mesmo.

Um solo exposto é como uma ferida para a Natureza e as ervas daninhas (pioneiras) são a “crosta” que protege a Terra o mais rapidamente possível.

Ou seja, sempre que existe um solo exposto, sempre que a Natureza tem uma ferida, a primeira coisa que vai aparecer são as ervas daninhas (pioneiras)!

E está é a principal razão pela qual aparecem as ervas daninhas.

Mas se não queres ter ervas daninhas no teu terreno ou horta, tens 2 tipos de soluções:

  1. Trabalhar CONTRA a Natureza (Não recomendado)
  2. Trabalhar COM a Natureza (Recomendado!!!)

 

Trabalhas CONTRA a Natureza, sempre que para eliminares as ervas do teu terreno, usas herbicidas, lavras o solo constantemente, etc, ou seja, sempre que tiras a camada protetora da terra.
Por isso sempre que o teu trabalho vai de encontro a um solo exposto, vão sempre nascer ervas e desta forma o teu trabalho de “eliminares” as ervas daninhas do teu terreno nunca vai ter fim!

Mas podes trabalhar COM a Natureza!!!

E se não queres ter ervas daninhas no teu terreno ou #horta, a primeira coisa que deves fazer é proteger o teu solo e não o deixares exposto.

Uma #PossívelSolução é colocares uma camada de matéria orgânica a proteger o solo, como vimos neste video https://goo.gl/EUngjj

Podes também plantar uma cobertura de solo antes que a Natureza “plante” a dela, ou seja podes escolher que ervas queres que cresçam e protejam o solo, antes que a Natureza escolha por ti.

Podes também deixar de ver as #Daninhas como um problema e fazeres do problema a solução, pois estas tem muitas funções, desde medicina, alimento, matéria prima, etc..

Agora que sabes isto, só depende de ti escolheres se queres trabalhar contra a Natureza e teres trabalho para sempre! Ou colaborares com a Natureza e ambos ganham!

Diz-me se isto faz sentido para ti, e de que forma olhas para as Ervas Daninhas?

E não te esqueças, Torna-te Numa Solução

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.