A CARREGAR

Digita para pesquisar

Permacultura

Partilha

Para mim a Permacultura é uma forma de podermos trabalhar com a Natureza de maneira a criarmos sistemas sustentáveis onde nós Humanos podemos viver com a Natureza.

Se estiveres a ouvir a palavra Permacultura pela primeira vez, é possível que penses que esta é uma “nova” forma de fazer agricultura o que não é totalmente errado…

Pois a Permacultura trás uma “nova” filosofia que pode ser aplicada tanto na agricultura como nos negócios, na forma como usamos recursos e muito mais.

Ou seja, a produção de alimentos é apenas um dos muitos braços da Permacultura.

Ouve aqui o episódio do podcast do Show do Vale onde o tema foi a Permacultura.

E afinal o que é que é isto da Permacultura?

A Permacultura é composta por um conjunto de 3 éticas e 12 princípios que podem ser usados para qualquer actividade ou situação do dia-a-dia, o que por outras palavras pode ser chamado de estilo de vida.

Artigo relacionado: As 3 éticas da Permacultura.

O foco chave aqui é criar sistemas sustentáveis que trabalhem em simbiose com a Natureza e não contra.

Desta forma nós Humanos deixamos de ser uns intrusos na Natureza e passamos a trabalhar e a viver com ela.

Onde a Natureza é vista como a nossa melhor professora e é observando-a que encontramos mil Possíveis Soluções para resolver os mais distintos problemas, assim como perceber a forma mais eficaz que requeira o menor esforço possível de modo a alcançar o melhor resultado.

Onde surgiu a Permacultura?

A Permacultura foi “pensada/criada” em 1978 por Bill Mollison e David Holmgreen, na Australia.

Onde começou por estar mais ligado á agricultura sendo que inicialmente significava “Agricultura Permanente”,que foi bastante influenciada pelo método de agricultura natural do Japonês Massanubo Fukuoka.

“Tudo é Permacultura, mas a Permacultura não é tudo.”

David Vale
David Vale

A minha missão é expandir a consciência das pessoas, mostrando que existem mil e uma maneiras de fazer a mesma coisa, existem infinitas possíveis soluções para qualquer problema onde a criatividade é o limite. Sê a mudança que queres ver no mundo.

  • 1

Comenta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.
Artigo Anterior
Próximo Artigo
PS-logo-horizontal-b