O problema é a solução

[vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]

Todos os problemas contém a sua solução e por mais que te pareça um contra censo, a verdade é que o problema é a solução.

 [/vc_column_text][vc_column_text]Sei que esta frase ou filosofia de ver o Mundo é bem paradoxal, ainda assim convido-te a embarcar nesta viagem para perceber-mos como é que o Problema pode ser a Solução.

Esta é uma das frases mais celebres no seio da Permacultura.[/vc_column_text][vc_column_text class=”art-r”]Artigo Relacionado: O que é a Permacultura?[/vc_column_text][vc_column_text]Pois foi um dos pais da Permacultura, Bill Mollison, quem referiu esta frase que trás com ela tamanho significado e nos incentiva a olhar o problema com outros olhos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1543837713422{margin-top: 20px !important;}”][vc_column][rs_blockquote cite=”Bill Mollison”]O Problema é a Solução[/rs_blockquote][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]Pois por vezes tudo o que precisamos para resolver um problema, é olhar para ele de um angulo diferente.

E quando olhamos para esse problema numa perspectiva diferente, conseguimos ver coisas que não víamos antes.

Ou seja, temos acesso a mais informação e dessa forma podemos tomar uma melhor decisão e agir de acordo.

Existem inúmeros exemplos espalhados pela Natureza onde o Problema se transformou na Solução.

Talvez porque a Natureza se rege pela “Lei do menor esforço”, ou seja, ela usa sempre a menor quantidade de energia possível para realizar qualquer tarefa.

E um optimo exemplo é que todos os elementos que existem na Natureza cumprem sempre mais do que uma função.[/vc_column_text][vc_column_text class=”art-r”]Artigo Relacionado: Como ter mais produção no mesmo espaço?[/vc_column_text][vc_column_text]Dessa forma a energia que é usada pela Natureza para criar uma árvore, vai cumprir imensas funções, desde gerar sombra, habitat, alimentos, matéria orgânica, etc, as funções são imensas.

Logo, usando essa forma de pensar, tornar o problema numa solução é uma optima maneira de poupar energias.

E onde é que tal coisa acontece na natureza?

Deixa-me partilhar contigo 1 exemplo brutal onde as plantas evoluíram com o fogo.

Se observarmos algumas das espécies de árvores que existem na Austrália por exemplo, podemos ver que elas se adaptaram ao fogo.

De tal forma que por exemplo, as sementes de acácia, quebram o seu adormecimento e começam a germinar depois de um incêndio.

Ou seja, para as acácias o fogo deixou de ser um problema e passou a ser a solução, pois é desta forma que esta espécie de plantas assegura a sua continuidade.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-no-max”][vc_column][rs_video_block video_url=”https://www.youtube.com/embed/eHNYJ0FG7Wk”][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]

E também nós humanos usamos este principio de tornar o Problema na Solução.

E um bom exemplo disso é o antídoto para o veneno de cobra.

Vamos imaginar que foste mordido por uma cobra venenosa e que estás agora a ser assistido por um médico.

Sabes qual vai ser a primeira ou uma das primeiras perguntas que ele vai fazer?

Ele vai querer saber qual foi a cobra que te mordeu!

E sabes porque tal informação é importante?

Porque o antídoto para te salvar do veneno da cobre que te mordeu é composto pelo próprio veneno…

Ou seja, o antídoto que te vai salvar do veneno é feito com o próprio veneno da cobra.

O que quer dizer que tornámos o problema, na sua própria solução.

 [/vc_column_text][vc_column_text]Por isso, da próxima vez que te deparares com algum problema, pensa como é que o podes transformar numa solução.

E se acreditas que nós Humanos somos o maior problema deste Mundo, experimenta olhar para esse “problema” duma outra perspectiva.

Pois se o problema é a solução, será que nós Humanos também somos a nossa própria solução?

[/vc_column_text][vc_column_text class=”art-r”]Artigo Relacionado: A solução somos nós.[/vc_column_text][vc_column_text]Eu acredito vivamente que SIM!

A solução somos nós, se assim o quisermos…[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1543837713422{margin-top: 20px !important;}”][vc_column][rs_blockquote cite=”Gandhi”]Torna-te na mudança que queres ver no Mundo.[/rs_blockquote][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]Torna-te nessa mudança!

Torna-te Numa Solução 💪🌍

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.