X

[vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]

Para mim não existe lixo, o que existe são recursos que não estão a ser potencializados!

[/vc_column_text][vc_column_text]Na Natureza não existe lixo, pois tudo vive dentro dum ciclo onde não existe fim nem principio.

O lixo é uma invenção nossa e criamos lixo sempre que não fechamos o ciclo e usamos “coisas” duma forma linear, ou seja, quando o processo tem um fim.

Vamos olhar para o plástico e ver como o consumimos normalmente.[/vc_column_text][vc_column_text class=”art-r”]Artigo Relacionado: Possível solução ao problema dos plásticos.[/vc_column_text][vc_column_text]O plástico deriva do petróleo, logo para criar-mos plástico temos de começar por “colher” petróleo.

Em seguida temos de transportar esse petróleo para a fábrica que o vai transformar em plástico (e por vezes são bem mais que uma).

Esse petróleo é agora transformado em plástico e distribuído para o local que o vai transformar em algum objecto.

Esse objecto é usado por nós até que deixa de nos ser útil e o descartamos.

Deste ponto, existem muitos locais diferentes para onde esse plástico será distribuído, dependendo do que escolhemos fazer com ele.

Se escolhermos lançar esse plástico ao chão, ele torna-se em lixo pois esse recurso não está a ser potencializado, tornando-se num poluente.

Se escolhermos colocá-lo junto do “lixo comum”, este irá para um grande aterro onde não terá também nenhuma função e torna-se poluente.

Este é a forma mais comum como usamos o plástico, não num ciclo, mas numa linha linear que quando deixa de ser útil descartamos esse plástico e o processo “acaba ai”.

Mas se o lixo não existe, o que é que podemos fazer?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-no-max”][vc_column][rs_video_block video_url=”https://www.youtube.com/embed/f2YN-1V5_CU”][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]Podemos começar por olhar para a Natureza e perceber como é que ela usa e re-usa todos os seus recursos sem nunca gerar lixo.

Vamos olhar para uma folha por exemplo.

Essa folha quando cai deixa de cumprir as suas funções anteriores, de criar sombra, transpirar “água”, fazer fotossintese, etc…

E ao cair não se vai tornar em lixo, antes pelo contrário, essa folha vai agora cumprir novas funções.

Vai por exemplo, proteger o solo da erosão, dos raios solares, da neve, etc… dessa forma a temperatura do solo será mais constante.

Mas a Natureza não se fica por aqui, ela quer sempre fechar o ciclo.

Ou seja, essa folha que caio da árvore, voltará, de certa forma, a ser árvore uma vez mais.

Pois quando a folha cai no solo, esta vai começar a ser decomposta pelos microorganismos que transformam os nutrientes que compõem essa folha, em nutrientes num formato que as plantas conseguem captar.

Ou seja, essa folha está agora num formato que serve de alimento ás plantas, para que estas possam crescer e gerar mais folhas…

Até que essas folhas caem uma vez mais e o ciclo repete-se.

Desta forma não foi gerado lixo nem poluição, antes pelo contrário, a Natureza capitalizou esse recurso tornando-o em mais vida, em mais abundância, em mais!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][rs_blockquote cite=”Provérbio popular”]O lixo de uns é o tesouro de outros.[/rs_blockquote][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”row-max”][vc_column][vc_column_text]Eu acredito que para acabar-mos com o lixo, temos de começar a olhar para o que o lixo é na verdade.

O lixo são RECURSOS que não estão a ser potencializados!

Por isso, da próxima vez que olhares á tua volta, experimenta ver tudo o que te rodeia como um recurso que pode ser reutilizado, que pode servir para algo mais, que pode resolver um ou vários problemas!

Da próxima vez que vires uma garrafa de água no chão, observa o que ela é, observa o potencial que ela tem.

Pois podes transformar essa garrafa de água num outro objecto que salve a vida de alguém!

Esse recurso pode ser transformado numa seringa que será usada para salvar alguém que tenha sido mordido por uma cobra venenosa…

Lembra-te, o lixo não existe!

Olha para todos esses recursos e vê a incrível oportunidade que contém pois podem ser transformados em imensas coisas e resolver imensos problemas.[/vc_column_text][vc_column_text class=”art-r”]Artigo Relacionado: O problema é a solução.[/vc_column_text][vc_column_text]Por isso, convido-te a mudares a forma como olhas para o Mundo.

Olha para as oportunidades incríveis que existem nos problemas, em TODOS OS PROBLEMAS existe uma ou várias oportunidades…

O futuro vai ser incrível pois o presente já o é.

Torna-te Numa Solução 💪🌍

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.